Cônica/Mensagem



AMIGO É UM TESOURO


Nos últimos anos surgiram datas alusivas aos mais diferentes acontecimentos e formas de relacionamento humano. Além de festas religiosas, temos festas sociais. E hoje são tantos os dias de festejar alguma coisa que muitos passam até despercebidos. Entre eles está o Dia do Amigo, 20 de julho.

VOCÊ tem muitos amigos? Quais são seus verdadeiros amigos e amigas? A amizade surge na vida da gente em momentos até inesperados: numa viagem, num comércio, numa fila de hospital ou num momento de dor, de acidente, de morte ou de grande necessidade.

A AMIZADE exige certa forma de igualdade, de maturidade e de reciprocidade. A amizade se baseia na confiança mútua; faz os amigos se abrirem um ao outro, comunicando seus mais íntimos pensamentos. Os amigos não têm segredos um para o outro. Eles partilham dores e alegrias. Eles se entendem, se aceitam como são. Os amigos se inspiram e se estimulam mutuamente a crescerem.


RESGATAR o sentido da amizade é um dos grandes desafios da vida humana. A amizade, hoje, volta a ser a aspiração mais forte do coração humano. Certamente, o dom da amizade é o mais necessário para que se crie uma nova humanidade. Ter um amigo - seja para estudar, brincar, conversar, cantar ou chorar - é ter a certeza de que temos alguém ao nosso lado, sem interesses. É ter uma pessoa compreensível e verdadeira. Dividir com os amigos as alegrias e tristezas é a prova maior de que a amizade é sincera.

O LIVRO do Eclesiástico apresenta o amigo como um presente de Deus: "O amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e seu valor é incalculável. Amigo fiel é remédio que cura e os que temem o Senhor o encontrarão. Quem teme o Senhor tem amigos verdadeiros, pois tal e qual ele é, assim será o seu amigo" (6, 14-17).

JESUS nos chama de amigos: "Não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi do Pai" (Jo 15,15). Jesus estabelece uma nova relação com seus discípulos. Não uma relação de submissão, de executar ordens, mas de amigos, de irmãos. Ter um amigo é jamais sentir-se só. É ter um tesouro. Jesus é nosso amigo!



Fonte: Arquidiocese de Feira de Santana


PAPA - COPA - TRÁFICO

O Papa Francisco se pronunciou sobre o "Tráfico de pessoas durante a Copa do Mundo". Disse que esse crime é "uma chaga no corpo da humanidade e não se pode permanecer indiferentes, sabendo que há seres humanos tratados como mercadoria". Ele convoca a todos a entrarmos na campanha: "Jogue a favor da vida".

O TRÁFICO de Seres humanos (TSH) tem se tornado uma rede altamente lucrativa e ocupa o terceiro lugar na economia mercadológica do crime organizado, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas. O Brasil desconhece quantas de suas crianças e mulheres são exportadas para trabalhar em casas de prostituição no exterior.

GRUPOS criminosos internacionais, com ramificações que se estendem por todo planeta, usam da coação, maus-tratos, crueldade e várias outras formas de violência aos direitos humanos para transformar crianças, mulheres e homens em mercadorias descartáveis. Aliciam jovens com promessas tentadoras e vendem-nas ao mercado mundial do sexo como se a vida de pessoas pudessem ser colocada sobre um balcão de negócios.

ESSE CRIME, que só recentemente começou a ser combatido com maior intensidade, atinge 21 milhões de vítimas no mundo e movimenta cerca de US$ 32 bilhões por ano. Há organizações criminosas que avaliam a importância de uma vida humana apenas pelo lucro que ela pode propiciar, usam um exército de clientes que, na busca do prazer, despem-se de escrúpulos e assumem uma cumplicidade explícita.

A ESCRAVIDÃO moderna, classificada como tráfico de pessoas, está entre as maiores vergonhas que o mundo assiste sem demonstrar força - ou vontade - de reação. E isso não vale apenas para países em desenvolvimento, normalmente "fornecedores", mas também para nações ricas que são destino de rotas internacionais de traficantes. A Espanha é o principal destino. Depois vem a Holanda, Venezuela, Itália, Portugal, Paraguai e Suíça.

O PAPA Francisco denuncia: "a vida de mulheres e crianças está ameaçada". É necessário, por isso, assumir a Campanha" "Jogue a favor da vida" promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB -, durante a Copa do Mundo. O tráfico de pessoasl é cruel e desumano e deve ser combatido por todos, porque Jesus disse "Tudo que fizerdes ao menor dos meus irmãos é a mim o fazeis" (Mt 25,40).

*                                              *                                               *

GRANDE MILAGRE 


A festa de Corpus de Christi (Corpo de Cristo) começou em Liege, na França, no século XIII. Uma jovem Santa Juliana Cornillon fazia uma procissão com a Hóstia consagrada dentro da igreja de Saint Martin. A procissão acabou sendo oficializada e celebrada em toda a França. Em 1264, o Papa Urbano IV, tornou a festa do Corpo de Cristo, uma festa universal.

HOJE, ESSA FESTA, continua tendo destaque nas comemorações populares e religiosas de todas as dioceses do mundo. Enfeitam-se as ruas, especialmente, com os "tapetes da fé" para que o Santíssimo Sacramento possa passar trazendo atrás de si uma procissão que reza e canta hinos dedicados a Jesus na hóstia consagrada.

SÃO MUITOS os milagres que provam a presença de Cristo na Hóstia Consagrada. Um dos mais conhecidos ocorreu na Itália, no século VII. Durante a missa um monge começou duvidar da presença de Cristo na Hóstia e no Cálice. Deu-se, então, o milagre. Diante dos olhos estarrecidos do monge, a Hóstia tornou-se carne e o vinho sangue. O sacerdote, entre lágrimas e espanto, caiu de joelhos e só conseguiu repetir as palavras de São Tomé "Meu Senhor e meu Deus". Estes sinais, com que Deus socorreu a fé vacilante do monge, são conservados na igreja de Lanciano, Itália, até hoje.

OS FRADES que atendem atualmente o "Santuário do Milagre" - como o povo o chama - receosos de algum engano inicial, quiseram certificar-se da autenticidade deste milagre. Pediram, a um grupo de médicos especialistas, uma análise científica e rigorosa, feita nos laboratórios da Universidade de Siena.

APÓS ALGUNS meses de trabalho, exatamente a 4 de março de 1971, os pesquisadores publicaram um relatório contendo o resultado das análises: A Carne é verdadeira carne; o Sangue é verdadeiro sangue; a Carne é do tecido muscular do coração (miocárdio, endocárdio e nervo vago); a Carne e o Sangue são do mesmo tipo (AB) e pertencem à espécie humana. Coincidência extraordinária: É o mesmo tipo de Sangue (AB) encontrado no Santo Sudário de Turim.

NOSSA fé no Cristo-Eucaristia, por isso, não pode permanecer estacionada no fundo de nosso coração nem dormir na pequena cela de nossa consciência. Nossa fé deve ser vivida ao ar livre, de modo que o mundo veja e aprenda a também acreditar, e , crendo, possa reconhecer como Deus o ama. É por isso que costumamos levar em procissão o Corpo de Cristo.



*           *           *

MENTIRA DOS PAIS


Nunca mentir. Esta é uma norma válida para todas as ocasiões e não tem contra indicações. No dia a dia encontramos algumas espécies de mentirosos. Uns mentem sempre, outros de vez em quando, outros ainda contam pequenas mentiras; há também aqueles que mentem pela incoerência entre aquilo que dizem e aquilo que fazem. A mentira sempre faz mal.

A MENTIRA é muito empregada na educação. E os psicólogos estão aí para garantir que estas pequenas mentiras terão grandes conseqüências mais tarde. Mentir para as crianças significa implantar nelas uma lógica que terá péssimas conseqüências mais tarde. As mentiras - muitas vezes - tem bons objetivos, mas isto não justifica a atitude. Costumamos dizer às crianças: cuidado, lá fora tem um bicho... Se você não comer espinafre, não vai crescer...

POR VEZES, os adultos tentam justificar-se: é para o bem delas. Pode até ser, mas os resultados são péssimos. A credibilidade dos pais começará a diminuir. Mais ainda: a criança aprende a mentir com os pais. Se os adultos mentem, posso mentir também, pensa a criança. E depois se revolta quando é castigada pela mentira, que aprendeu dos pais.

É COMUM a criança fazer uma pergunta para a qual os pais não tem resposta. É muito melhor dizer simplesmente: não sei - do que apelar para a mentira. Outras vezes, os pais erram e muitos imaginam que admitir o erro significa perder a credibilidade com os filhos. Pelo contrário: a criança aceita com naturalidade que existem coisas que os pais não sabem. Também aceita com naturalidade que seus pais possam se enganar. Isto não lhes tira a confiança, pelo contrário, a criança chega a conclusão que os pais são tão honestos, que admitem quando não sabem ou quando erram.

HÁ UMA MENTIRA extremamente perigosa. É quando os pais não vivem eles mesmos os valores que querem transmitir aos filhos. Isto significa que suas próprias vidas são mentiras ambulantes. Eles estão ensinando aos filhos a duplicidade e os resultados, mais tarde, virão. A verdade - por vezes - traz pequenos problemas, mas a mentira cria um campo minado e falso. E - quase sempre - precisamos de novas mentiras para justificar a primeira. O Evangelho tem uma receita: a verdade vos fará livres. A conclusão contrária é válida: a mentira vos fará escravos.


*          *          *

01/06 Apenas um rio que passa - Pe. Zezinho, scj

Minha canção não é importante nem indispensável.
Sou apenas mais um cantor entre os milhões que cantam.
Se eu parasse de cantar, o mundo ainda giraria,
o sol ainda brilharia e a chuva ainda molharia as flores;|
meu país continuaria o mesmo
e minha Igreja continuaria louvando e celebrando, sem mim.

Sou apenas um pouco água de riacho que passa.
Se eu me calar, em menos de três anos estarei esquecido.
A Igreja é muito rica de gente nova e de novidades.
Ninguém dura para sempre.
Minhas mensagens sobreviverão se tiverem conteúdo eclesial.

Minha palavra e minha canção não são importantes.
Se eu me calasse, o mundo nem perceberia que me calei
porque, hoje, exceto por uns poucos ,
ele nem sabe que eu existo , escrevo , prego e canto .
Sou apenas um pouco de vento que sopra aqui e agora,
em apenas alguns ouvidos .

Por isso, não darei à minha palavra nem à minha canção
maior importância do que elas têm.
Minha canção não mudou nem mudará o mundo.
Há salmistas melhores do que eu e vozes,
palavras e canções mais bonitas do que as minhas
na Igreja onde eu canto.
Muitos jovens já me suplantaram e me suplantarão

Alguns irmãos me acham famoso,
mas eu me acho apenas um cantor de Igreja
que em alguns momentos fala com Deus cantando.
Nunca pensei ser mais do que isso!

Há porta-vozes da fé que se acham importantes
porque sua palavra foi repetida.
Tomarei cuidado com minha canção.
Ela não pode ser mais importante do que é.
Meu violão não pode substituir nem a Bíblia nem o Cálice,
nem a Palavra do Papa e dos Bispos,
que grafo com letras maiúsculas, para não esquecer o meu lugar na Igreja.

Sou apenas profeta menor que canta, mas profeta menor.
Graças a Deus há profetas melhores e maiores do que eu na nossa Igreja.

Por isso , da próxima vez que me chamarem para cantar,
escutem minha voz e meu violão e cantem comigo,
mas não olhem demais para mim;
eu não tenho o que a Igreja de sua diocese tem a lhes oferecer.
Sou seta que aponta o caminho.
Não parem em mim porque Jesus é mais adiante.
Eu não passo de um rio que passa!

www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br


*          *          *

Cantar não muda muita coisa - Pe. Zezinho, scj

Pe. Zezinho, scj

O mundo é feito de pessoas felizes e infelizes.
As pessoas felizes são pessoas satisfeitas;|
satisfeitas com o amor que encontraram, com os amigos que fizeram, 
com as coisas que têm e com a situação em que vivem,
mesmo que a família que têm esteja cheia de defeitos,
mesmo quando o amor que encontraram não foi o amor perfeito.
Estão felizes e são felizes porque amam e são amadas.

O mundo também está cheio de pessoas infelizes.
Não estão satisfeitas, com a família que têm; 
marido explosivo e insensível, esposa encrenqueira; filhos complicados. 

Vivem presos ao o amor que nunca encontraram,
ou que encontraram e não satisfez e não satisfaz até agora.
Mal amados, mal casados, mal realizados; eles e elas sofrem. 
O que possuem não é o suficiente para fazê-los felizes.
Os amigos não são suficientes. 
Alguma coisa está errada no que são, no que desejam, 
no que possuem, no que sonham possuir.

Mas a verdade é uma só: não se sentem suficientemente amados 
e não conseguem amar o suficiente. 

É para essas pessoas que falamos e cantamos;|
para os felizes, afim de que passem adiante sua felicidade; 
para os infelizes, afim de que não procurem lá fora nos outros, 
uma resposta que só pode vir de dentro deles.

Cantar não muda muita coisa, mas já fez muita gente feliz.
Se, ao cantarmos lá naquele palco, uma só pessoa sair de lá 
com um sorriso de paz inquieta no coração e no rosto, 
terá valido o esforço.

Somos cantores da fé! 
Que Deus nos ajude a dizer o que é certo
e a cantar o que é certo, e do jeito certo!...
Que o povo que nos ouve, de vez em quando ore por nós,
sobretudo, para que sejamos simples e humildes.

Estar em lugar visível 
não ser mais do que os outros!

www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br


*    *    *

DE IRMÃ DULCE AO PAPA FRANCISCO: A IGREJA PARA OS POBRES

Por Fernando Nunes

Ao longo da história da Igreja Católica, muitos cristãos deixaram e ainda hoje deixam marcas, exemplos e sinais da presença de Cristo junto ao seu povo e por meio da ação do Espírito Santo. Podemos citar como exemplo a Bem Aventurada Dulce dos Pobres e o Jorge Mário Bergoglio: o Papa Francisco.
Maria Rita de Sousa Brito Lopes (23/05/1914 – 13/03/1992), mais conhecida como Irmã Dulce (o anjo bom da Bahia) se destacou pelo seu trabalho junto aos pobres nas periferias desassistidas pelas autoridades em Salvador, Bahia.
Considerada uma das principais ativistas humanitárias do Brasil, Irmã Dulce dedicou a sua vida aos marginalizados, aos excluídos, aos doentes e aos necessitados com caridade e amor. Ensinou-nos que o Deus retratado desde o Antigo até o Novo Testamento, é o Deus que elegeu como seu povo os pobres na figura do povo do Egito e tantos outros que sofreram ao longo da história da civilização, sendo indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 1988 pelo ex-presidente do Brasil José Sarney e com o apoio da rainha Silvia da Suécia.
Entretanto, após a renúncia do Papa Bento XVI, a Igreja Católica tem como sucessor de São Pedro um argentino, que veio do “fim do mundo” para conduzir as ovelhas de Cristo: Jorge Mário Bergoglio, ou Papa Francisco.
Bergoglio nasceu em Buenos Aires em 17/12/1936, é originário de uma família de italianos; o seu pai era italiano, um trabalhador ferroviário e sua mãe uma argentina dona de casa.
Francisco é o primeiro Papa não europeu, primeiro papa latino-americano e jesuíta da história da Igreja Católica e desde sacerdote exercia o seu ministério em favor dos pobres; era comum vê-lo nas periferias, nas favelas e nos rincões da pobreza extrema da Argentina anunciando Cristo, caminho, verdade e vida, denunciando as injustiças sociais e defendendo ao mesmo tempo a atenção e a dignidade desses povos.
Contudo, tanto Irmã Dulce quanto Papa Francisco, apresentam semelhanças na forma como concebem teologicamente a cristandade nos mostrando que a Igreja é o sacrário dos pobres. E nesse sentido, o termo pobre é entendido nesse artigo como os nossos irmãos e irmãs que vivem sem condições mínimas de viver dignamente e compreender este texto.
Dulce e Francisco são setas que nos indicam o caminho a Cristo, como foi entoado numa canção do Padre Zezinho “Quando a gente encontra Deus”.  Vemos nesses irmãos de fé a certeza de que, quando encontramos Deus, o nosso coração não se cala e, a exemplo de João Batista, anunciamos Cristo como o Bom Pastor.
Irmã Dulce e Papa Francisco fizeram esta experiência de fé e oração e nós somos chamados a seguir estes exemplos a fim de não nos deixarmos influenciar por uma falsa prosperidade, um egoísmo banal e um individualismo que corrói os sentimentos mais sublimes de amor, união, partilha e solidariedade ao próximo.

Fernando Nunes é Especialista em Dinâmica Territorial e Socioambiental do Espaço Baiano pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, apresentador dos programas de rádio Igreja Viva e Igreja em Notícia pela PASCOM – Pastoral da Comunicação da Paroquia da Catedral de Senhora Santana. Atuou como Coordenador da Equipe Diocesana de Campanhas, Membro do Comitê Fé e Política da Diocese de Serrinha e Secretário do MCCE – Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral.


 ############################################## 

Mensagem de Dom Itamar Vian
Mensagem de Dom
DESAFIOS DO NOVO PAPA

O próximo papa terá que enfrentar alguns grandes desafios. Entre eles: a biogenética, a eutanásia, a dominação do capitalismo, a desigualdade econômica e social, o diálogo inter-religioso, questões relativas a globalização, como a miséria e a fome, que tanto sacrifica os pobres e excluídos do mercado. A esperança deles continua sendo a Igreja.
É NECESSÁRIO, também, priorizar a formação de sacerdotes, de ministérios leigos e uma maior valorização da mulher, sem esquecer o tema da presença pública da Igreja na sociedade, no mundo da cultura, no mundo universitário, nas questões relacionadas à cidadania e à comunicação social. Os desafios, portanto, situam-se no interior da Igreja, na sua relação com as Igrejas cristãs e as demais religiões e, finalmente, com o mundo da moral, da política, da Ecologia...
PARA muitos o papa deveria ceder em pontos doutrinários, baratear a verdade, para conseguir alguns pontos no IBOPE ou aplausos do público. Para esses, o papa é muito tradicional, de alguma maneira quase estranho no mundo da cibernética, dos problemas familiares, da Internet. Deveria fazer concessões no campo da moral. Deveria apoiar o aborto, o divórcio, o homossexualismo.
O JORNALISTA Carlos Heitor Cony, que não é católico, afirmou: "há muitos anos, o papa vem sendo acusado de retrógrado, conservador e cabeça dura. Mesmo sem procuração para defendê-lo considero estas restrições como resultado da ignorância do que seja um papa. Ele não é animador de auditório que, depois de cada atração, pergunta ao público quem vai para o trono".
QUANDO eleito, o papa se compromete a defender uma Verdade. Uma Verdade que não pode ser colocada periodicamente em leilão, para saber qual a mais mercadológica, a mais moderna. O papa tem que ter coragem de falar a verdade quer agrade quer desagrade. A Igreja tem que estar preocupada em agradar a Jesus e não à ideologia e a grupos. Nenhum papa vai fazer concessões contra a Bíblia. O papa é, acima de tudo, fiel a Deus.
O MUNDO reconhece a relevância da figura do papa. No funeral do papa João Paulo II, participaram mais de 100 Chefes de Estado. Na renúncia do papa Bento XVI, além de muitas manifestações de autoridades mundiais, os Meios de Comunicação Social, ocuparam consideráveis espaços. Com tal força moral, a Igreja Católica, tem responsabilidade e autoridade para posicionar-se diante dos grandes desafios que afligem a humanidade.
Fonte: Arquidiocese de Feira de Santana

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Individualismo

J. B. Libanio
Teólogo jesuíta. Licenciado em Teologia em Frankfurt (Alemanha) e doutorado pela Universidade Gregoriana (Roma). É professor da FAJE (Faculdades Jesuítas), em Belo Horizonte
Adital


















Nós, cristãos, com razão, estamos habituados a considerar o individualismo sob o ângulo moral religioso. Opõe-se à atitude evangélica. Jesus Cristo viveu existência centrada em Deus Pai e no irmão. E mostrou-nos que aí reside a verdadeira felicidade do ser humano.
Constitui-se dado evidente da fé, já faz dois milênios de pregação. E por que a sociedade cada dia parece mais individualista? Que fatores sociais e culturais têm influenciado tanto a ponto de neutralizar o coração do anúncio de Jesus?
Um pensador francês afirma sem rodeios que o individualismo é a ideologia da modernidade. E entende por ideologia o conjunto de valores, de ideias, de símbolos que nos configuram a visão do mundo. Isso quer dizer então que o cidadão moderno vê todas as coisas a partir da ótica individualista. Soa terrível, mas parece verdade.
Cada um de nós é provocado então a perguntar-se, se realmente, quando vai tomar uma decisão, quando vai escolher uma profissão, quando aceita um emprego, o seu espontâneo e principal olhar se dirige a si próprio, a seus interesses. Quando julga os acontecimentos, quando analisa a situação, a sua ótica primeira é o próprio interesse. Então o filósofo francês tem razão.
Se, porém, o bem comum, a vocação cívica, a consciência de cidadania, a perspectiva social ocupam o primeiro lugar, significa que nos afastamos da ideologia individualista.
Convergem para a criação de tal visão de mundo, tanto o pensamento centrado no sujeito, como o sistema econômico voltado para a iniciativa pessoal em vista do maior lucro. Respiramos tal ar todo o tempo. É-nos então difícil escapar do peso dessa influência.
Além disso, tal cultura casa com o instinto de autodefesa. Os instintos são as defesas avançadas de nossa vida. E funcionam por primeiro. Há instintos individuais e instintos sociais. Mas mesmo os sociais convergem para a proteção do indivíduo. Desta sorte, o instinto de sobrevivência individual leva-nos a alimentar-nos, a cuidar das necessidades básicas com ferocidade primordial. O instinto procriativo exerce também forte pressão sobre o indivíduo.
A cultura humaniza os instintos. Desde o comer, transformando o gesto animal em ato tão bonito e fraterno, como é a refeição entre amigos. Assim por diante. Ora bem, só a cultura consegue orientar o instinto individualista para atitude social. Para tanto, o evangelho oferece excelente contribuição, ao converter as pessoas para a saída de si em direção ao irmão. Trava-se verdadeira batalha entre a cultura ocidental capitalista, que reforça o instinto individualista, e o anúncio da mensagem de fraternidade e serviço. Anima-nos, porém, a certeza de que as pessoas perceberão a força humanizante da cultura do outro, que encontra na pessoa, mensagem e prática de Jesus exemplo perfeito.



@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@



Manual para 2013
Saúde:
1.  Beba muita água
2.  Coma mais o que nasce em árvores e plantas, e menos comida produzida em fábricas;
3.  Viva com os 3 E's: Energia, Entusiasmo e Empatia;
4.  Arranje tempo para orar;
5.  Faça atividades que ative seu cérebro ;
6.  Leia mais livros do que leu em 2012;
7.  Sente-se em silêncio pelo menos 10 minutos por dia;
8.  Durma 8 horas por dia;
9.  Faça caminhadas de 20-60 minutos por dia, e enquanto caminha sorria.
Personalidade:
11.  Não compare a sua vida a dos outros. Ninguém faz ideia de como é a caminhada dos outros;
12.  Não tenha pensamentos negativos ou coisas de que não tenha controle;
13.  Não se exceda. Mantenha-se nos seus limites;
14.  Não se torne demasiadamente sério;
15.  Não desperdice a sua energia preciosa em fofocas;
16.  Sonhe mais;
17.  Inveja é uma perda de tempo. Tem tudo que necessita....
18.  Esqueça questões do passado. Não lembre seu parceiro dos seus erros do passado. Isso destruirá a sua felicidade presente;
19.  A vida é curta demais para odiar alguém. Não odeie.
20.  Faça as pazes com o seu passado para não estragar o seu presente;
21.  Ninguém comanda a sua felicidade a não ser você;
22.  Tenha consciência que a vida é uma escola e que está nela para aprender. Problemas são apenas parte, que aparecem e se desvanecem como uma aula de álgebra, mas as lições que aprende, perduram uma vida inteira;
23.  Sorria e gargalhe mais;
24.  Não necessite ganhar todas as discussões. Aceite também a discordância;
Sociedade:
25.  Entre mais em contato com sua família;
26.  Dê algo de bom aos outros diariamente;
27.  Perdoe a todos por tudo;
28.  Passe tempo com pessoas acima de 70 anos e abaixo de 6;
29.  Tente fazer sorrir pelo menos três pessoas por dia;
30.  Não te diz respeito o que os outros pensam de você;
31.  O seu trabalho não tomará conta de você quando estiver doente. Os seus amigos o farão. Mantém contato com eles.
A Vida:
32.  Faça o que é correto;
33.  Desfaça-se do que não é útil, bonito ou alegre;
34.  DEUS cura tudo;
35.  Por muito boa ou má que a situação seja.... Ela mudará...
36.  Não interessa como se sente, levanta, se arruma e aparece;
37.  O melhor ainda está para vir;
38.  Quando acordar vivo de manhã, agradeça a DEUS pela graça.
39.  Mantenha seu coração sempre feliz.
40.Feliz 2013

 ******************************************************

OS DESAFIOS DO CRISTÃO E DA IGREJA PARA AS PRÓXIMAS DÉCADAS


Por Fernando Nunes


A cada ano que se renova, somos provocados a refletir sobre os acertos e erros da nossa vida pessoal, profissional, amorosa e espiritual, ou seja, planejar as nossas ações para as próximas décadas.
Dessa forma, os bispos, reunidos na Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribe, em março de 2007, divulgaram o Documento de Aparecida, em ocasião a visita do Papa Bento XVI ao Brasil. Nela, encontramos orientações de como devemos nos preparar para o novo milênio, bem como, os desafios da ação evangelizadora da Igreja.
Entretanto, é possível evangelizar em tempos de crescente corrupção e violência? O atual modelo de catequese auxilia na valorização da ética, no respeito ao próximo no momento em que a mídia propaga que as motivações individuais estão acima dos interesses coletivos? Como anunciar Cristo, “caminho, verdade e vida” (Jo 14, 6), se o meu próximo, vive em condições indignas de sobrevivência na nossa Paróquia e na Diocese?
Como viver a nossa fé diante do modo competitivo, ufanista e desrespeitoso por parte das (pseudo) religiões, contra os católicos? Resolveríamos essas questões se Deus “operasse milagres” em dia e hora marcada?
Pode parecer desnecessário, porém, essas perguntas são feitas a fim de “avançar para as águas mais profundas, e lançai as redes para a pesca” (Lc 5, 5). Isso significa dizer que o “eu” não pode estar “acima de Deus”, mas devemos atribuir a Ele as nossas obras e ações. Trata-se do espírito missionário, profético que nos coloca em humildade perante o nosso Senhor.
Não precisamos de fórmulas mágicas, nova receita de bolo, ou, imitar o alarido de outras igrejas para “conquistar fieis” como se fossem números a mais nas celebrações. Precisamos redescobrir em nós, à alegria de sermos igreja. Significa reencontrar a fé que temos no Deus vivo e no seu santo filho Jesus Cristo, por meio da comunhão, da oração, da eucaristia...
Necessitamos retomar a noção de que ser cristão significa sermos fraternos, comunitários e apaixonados, no Espírito Santo, naquilo que fazemos. Seja na pastoral da criança, da juventude, da família, dos movimentos marianos e carismáticos.
Portanto, ser cristão é, antes de tudo, uma pessoa alegre porque ama e defende a vida. Significa despertar no próximo, sentimentos de paz, confiança, fé e ternura que existe dentro de nosso ser.

Fernando Nunes é apresentador dos programas de rádio Igreja Viva e Igreja em Notícia pela PASCOM – Pastoral da Comunicação, Coordenador da Equipe Diocesana de Campanhas, Membro do Comitê Fé e Política da Diocese de Serrinha, Especialização em Dinâmica Territorial e Socioambiental do Espaço Baiano pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS e Secretário do MCCE – Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral.

********************************************************
ONDE ESTÃO OS VALORES?

A cada dia que passa, percebo uma inversão cada vez maior de valores humanos. Infelizmente, isso vem atingindo as diversas classes sociais e as diversas faixas etárias. Pergunto-me, onde estão os valores cristãos, éticos e morais? Refiro-me àquele fio de cabelo, que valia como uma assinatura, ou àquela frase: “dou minha palavra de honra”, que valia mais do que uma nota promissória, e outras coisas mais, que parecem ser nos dias de hoje, motivo de risadas.
Muitas vezes, vejo pais dizerem a seus filhos: “na minha época bastava um olhar de meu pai para eu obedecer, e hoje ...”
É, parece que hoje em dia, ser correto e honesto, é coisa para “santo”, pois quando alguém devolve um objeto perdido ao dono, vira motivo de piada ou propaganda na televisão.
E os valores cristãos, éticos e morais, onde estão? Cadê o respeito? E o amor ao próximo? Não vamos nem falar do amor ao inimigo, ensinado por Jesus Cristo, pois isso não é praticado muitas vezes nem por “cristãos autênticos” dos dias de hoje. Muitas vezes, vemos pessoas “batendo no peito” e dizendo seguir o caminho de Cristo, mas que não são capazes de cumprimentar o vizinho, nem de deixar de criticar o cunhado, ou ainda, de ser indiferente com as dificuldades de um colega de trabalho!
 Parece mesmo que os valores estão mudados, pois nos dias de hoje, um casamento de 20 anos não dá mais status do que uma B.M.W.

E os seus valores, onde estão?

Prof. Flávio Ap. Gomes Jr. ( adaptada )

Fonte:  http://www.resgatedosvalores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário